29/06/2018 ás 23h51 - atualizada em 30/06/2018 ás 00h18
269
Tiger
Nova Brasilândia / RO
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (29/6) a 2ª fase da Operação Consilium Fraudis, com o objetivo desarticular uma associação criminosa, que atuava na Agência da Previdência Social do Município de Ariquemes/RO, com o fim de obter benefícios previdenciários fraudulentos, geralmente pensões e aposentadorias de segurado especial, mediante o pagamento de propina.
Aproximadamente 40 policiais federais estão cumprindo 13 mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho/RO, Ariquemes/RO e Alto Paraíso/RO.
Após a análise das mídias e documentos apreendidos na 1ª fase da operação, deflagrada em março de 2017, foi detectada a concessão de benefícios previdenciários fraudulentos, com a participação de advogados, os quais requeriam benefícios instruindo os pedidos com documentos falsos. Mediante ajuste com os servidores do INSS, tais benefícios eram concedidos pela autarquia previdenciária.
O prejuízo apurado nesta fase é de aproximadamente R$ 650 mil. O prejuízo evitado pela operação policial foi de mais de R$ 3 milhões, considerando a expectativa de vida dos beneficiários.
A Justiça Federal também determinou o afastamento de dois servidores do INSS, a suspensão de 14 benefícios previdenciários, a suspensão do exercício da advocacia na área previdenciária de seis advogados com atuação em Rondônia, o afastamento do sigilo bancário dos investigados e a proibição de frequentarem qualquer agência da Previdência Social no país.
Os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação criminosa, falsificação de documentos, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistemas de informação, corrupção passiva e corrupção ativa, dentre outros.
FONTE: Polícia Federal
Há 3 dias atrás
Câmara Municipal de Nova Brasilândia aprova Moção de Repúdio em desfavor do Grupo EnergisaHá 4 dias atrás
Em Nova Brasilândia as aulas estão suspensas até dia 27 de fevereiroHá 1 semana atrás
População de Nova Brasilândia é convidada a fazer um manifesto à partir das 16Hs desta sexta-feira em frente ao escritório da EletrobrásHá 1 semana atrás
As Sessões Ordinária da Câmara Municipal de Nova Brasilândia passa a ser realizadas a noiteHá 1 semana atrás
Bancada Federal vai à Justiça contra aumento de energia em RO