13/11/2018 ás 09h27 - atualizada em 13/11/2018 ás 09h38
172
Tiger
Nova Brasilândia / RO
Há cerca de duas semanas, moradores do distrito de Porto Murtinho, em São Francisco do Guaporé foram obrigados a suspender as atividades de pesca e o consumo da água em razão de uma possível contaminação no rio São Miguel.
Os pescadores acreditam que um provável descarte incorreto de resíduos de agrotóxicos oriundos de fazendas da região teria contaminado o rio e causado a mortalidade de milhares espécies de peixes por envenenamento.
De acordo com a comunidade, tucunarés, pintados, pirararas, arraias e até aves, diariamente, aparecem mortos ao longo das margens do rio.
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes, ao tomar conhecimento, cobrou da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), providências e esclarecimentos sobre quais as razões para, o que ele chamou de “tragédia ambiental”.
“A Sedam, inclusive, foi chamada e não compareceu ao local. Minha preocupação é com as comunidades ribeirinhas que vivem da pesca e utilizam a água dos rios, tanto para consumo como para suas atividades domésticas. Exigimos esclarecimentos da Sedam e do ICMBio a respeito do que está acontecendo e quais providências serão tomadas”, disse o parlamentar.
O deputado ressaltou que também verificará se estão sendo feitas as devidas fiscalizações e monitoramentos por parte dos órgãos competentes, no que diz respeito ao uso de produtos químicos e agrotóxicos por parte das grandes fazendas da região.
“As autoridades precisam ir até o local, colher amostras e descobrir o que é e de onde está vindo. Pois além de ser um problema ambiental que interrompe a atividade pesqueira, pode oferecer riscos à saúde das famílias, o que é ainda pior”, enfatizou o deputado.
FONTE: DECOM - RO
Há 3 dias atrás
Câmara Municipal de Nova Brasilândia aprova Moção de Repúdio em desfavor do Grupo EnergisaHá 4 dias atrás
Em Nova Brasilândia as aulas estão suspensas até dia 27 de fevereiroHá 1 semana atrás
População de Nova Brasilândia é convidada a fazer um manifesto à partir das 16Hs desta sexta-feira em frente ao escritório da EletrobrásHá 1 semana atrás
As Sessões Ordinária da Câmara Municipal de Nova Brasilândia passa a ser realizadas a noiteHá 1 semana atrás
Bancada Federal vai à Justiça contra aumento de energia em RO