Sábado, 19 de setembro de 2020
69 993458425
Brasil

11/09/2020 ás 09h06

168

Por Rogerio Assessoria

Nova Brasilândia / RO

Morte de sertanista por índios isolados gera temor de mais conflitos em Seringueiras
Para Ivaneide Cardoso, da ONG Kanindé, que trabalha com povos indígenas em Rondônia, a população deve evitar o contato esses índios
Morte de sertanista por índios isolados gera temor de mais conflitos em Seringueiras

A morte do indigenista Rieli Franciscato, ocorrida na última quarta-feira (09), na cidade de Seringueiras, interior de Rondônia, vítima de flechada por indígenas isolados, está preocupando entidades que trabalham com esses povos.

O motivo são as possíveis reações por parte de moradores da região que podem passar a ver esses grupos de índios isolados como uma ameaça. Segundo Ivaneide Bandeira Cardozo, a Neidnha, da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, a área onde o grupo de indígenas isolados vive está sobre a ameaça de garimpeiros, madeireiros, fazendeiros e isso pode ter sido um dos motivos do ataque ao funcionário da Funai.


“É uma área que está sob pressão de invasores. Creio que algo deve ter ocorrido entre os indígenas isolados e esses grupos. Os índios já haviam feito contato antes com os moradores e houve até trocas”, observou.

Neidinha disse temer que, com a morte de Rieli, a comunidade passe a ver esses grupos isolados como inimigos e tome atitudes violentas contra eles. “Peço que a população tenha calma e não chegue perto deles e que a Funai proteja a área. São índios isolados que não sabem quem é amigo ou inimigo. Qualquer contato com eles pode dizimar uma população inteira. Pedimos calma e que evitem o conflito. Os índios não são os inimigos”, declarou.

FONTE: rondoniaovivo

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados