Sexta, 16 de novembro de 2018
69 984098689

22º

Min 22º Max 31º

Nublado

Nova Brasilandia D'Oeste - RO

às 02:05
Tecnologia

27/05/2017 ás 00h35

674

Tiger

Nova Brasilândia / RO

Sistema de irrigação móvel é apresentado pela primeira vez na Rondônia Rural Show
Produtores rurais conhecem sistema de irrigação por carretel
Sistema de irrigação móvel é apresentado pela primeira vez na Rondônia Rural Show

Na unidade demonstrativa da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), além dos cultivares verdinhos, o que chama atenção é o sistema de irrigação que a Diságua, empresa do município de Cerejeiras, colocou a disposição do público da Rondônia Rural Show pela primeira vez.

De acordo com o técnico de irrigação Sérgio Correia, o sistema de irrigação por carretel tem alcance de até 11 hectares. O modelo é considerado de baixo custo. ‘‘Chega a R$ 4 mil por hectare; já no sistema de irrigação convencional não fica por menos de R$ 7 mil o hectare’’, disse.

O equipamento ainda é uma novidade para os produtores rurais de Rondônia, mas segundo o técnico, em outros estados como Mato Grosso, onde o agronegócio também é forte, o sistema já é bastante utilizado. ‘‘Quando se fala em tecnologia na propriedade rural é preciso pensar na irrigação. Quem não se adequar às novas tecnologias vai ficar para trás’’, afirma.

Com a bomba instalada a 300 metros da fonte de água, a irrigação se estende por mais 125 metros através do carretel. ‘‘A eficiência é de 10 irrigações em uma só. Eu consigo irrigar o capim, o milho, o jiló, soja, feijão, o arroz, consigo fazer isso porque ela é móvel’’, considera Sérgio Correia, ressaltando que o sistema pode se adaptar às diferentes propriedades.

FONTE: SECOM RO

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados